Está no ar o novo episódio do Podcast GoEPIK. Direto de Curitiba, Paraná, Wellington Moscon, CEO e fundador da GoEPIK, conversou com Eduan Guérios, diretor de vendas da GoEPIK, sobre internacionalização de startups brasileiras.


Guérios representou a GoEPIK no programa StartOut Brasil em Xangai, China, no final de 2019, e saiu vencedor com o melhor pitch apresentado no DemoDay.


Neste episódio, ele compartilha dicas sobre como funciona o processo de expansão internacional, qual é o planejamento necessário para quem sonha operar em outros países, como fazer um pitch de sucesso, além de compartilhar tudo o que aprendeu sobre os desafios do mercado chinês.


“O momento certo para buscar uma internacionalização está muito atrelado ao roadmap da empresa. Eu diria que é quando o seu produto está maduro suficiente para você não precisar dar muita explicação. Precisa ter algo consolidado. Agora, esperar dominar o mercado local para só depois ir para fora talvez seja um pouco perca de tempo porque você não precisa ser grande para ser internacional. Até pequenas empresas conseguem ter essa movimentação”, disse.


Para ele, a principal dica para quem deseja conquistar o mercado chinês é estar lá. “Isso é fundamental. Precisa morar no país e entender o momento que eles vivem. Outro importante fator é ter sua empresa alinhada com o governo chinês, caso contrário você não sobrevive. Também precisa garantir suporte para aguentar o volume de pessoas e mapear muito bem seus concorrentes. Não importa o que você faça, você terá um concorrente chinês”, contou.


OUÇA O EPISÓDIO:



Também é possível ouvir o Podcast GoEPIK sem qualquer custo no Google Podcasts, Apple Podcasts, Castbox, Podcast Addict, iHeartRadio e YouTube. Novos episódios são publicados a cada 15 dias.


OUÇA TAMBÉM:


» [Episódio 6] Ramon Ferreira: Digitalização e automação de processos sem sobrecarregar a TI

» [Episódio 5] Rodrigo Acras: O impacto da Indústria 4.0 no futuro do mercado de trabalho

» [Episódio 4] Fernando Mattoso Lemos: Impactos da Transformação Digital nos produtos

» [Episódio 3] Pedro Waengertner: Como usar os dados para tomar melhores decisões

» [Episódio 2] Cezar Taurion: Quando a transformação digital faz sentido nos negócios

» [Episódio 1] Renault: Criando uma cultura de transformação digital nos negócios

» [Episódio 0] Wellington Moscon: Apresentação Podcast GoEPIK