O USO DA REALIDADE AUMENTADA NO SETOR INDUSTRIAL

Conheça a tecnologia que pretende revolucionar a linha de produção das empresas

Máquinas quebradas, produção interrompida, operadores sem usar os equipamentos de segurança e pilhas e mais pilhas de papéis com informações sobre a linha de produção da sua fábrica. Se eu te dissesse que todos esses problemas sumiriam com a implantação de uma única ferramenta em sua empresa, você acreditaria?

Justamente com o objetivo de aumentar a produtividade das empresas e diminuir seus gastos com imprevistos e falhas na produção, a GoEpik lançou ao mercado, este ano, uma premiada Plataforma de Realidade Aumentada que é capaz de digitalizar e automatizar toda cadeia de valor de uma organização.

Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite a integração do mundo virtual ao real. Por meio de um dispositivo, como um smartphone, tablet ou até mesmo óculos especiais, o ser humano consegue enxergar e interagir com elementos virtuais, que guiam suas ações em determinada atividade.

Investir nela é estar investindo e se preparando para o futuro, que será comandado pela Indústria 4.0, ou a Quarta Revolução Industrial, na qual pessoas, máquinas e produtos trocam informações e dados em tempo real, por meio da integração de tecnologias digitais aos já conhecidos processos industriais.

Ainda não está convencido sobre os benefícios que a Realidade Aumentada pode trazer para a sua linha de produção? Vamos exemplificar melhor como a plataforma pode ser utilizada dentro do chão de fábrica.

AUTOMATIZAÇÃO DOS PROCESSOS

Quando falamos em automatizar processos, falamos de aumento de produtividade e redução de custos. Não, isso NÃO SIGNIFICA SUBSTITUIR PESSOAS POR MÁQUINAS, e sim fazer com que as duas partes trabalhem bem em conjunto. Com a Realidade Aumentada, todo processo de produção de uma empresa pode ser automatizado: do fluxo diário que um operador deve seguir até o funcionamento efetivo da cadeia.

Como? Toda informação necessária para funcionamento de uma máquina ou procedimento, por exemplo, estará inserida no sistema: quando deve funcionar, quem é o responsável pela atividade, o que deve produzir, quanto deve produzir etc. Quando algo não sai como o programado, a plataforma sinaliza o responsável pelo equipamento ou processo em tempo real, ajudando o colaborador a resolver o imprevisto imediatamente.

E não para por aí: se o operador estiver equipado com um smartphone ou tablet, basta aproximar a câmera da máquina, que o aplicativo do sistema mostrará de forma didática o que é preciso fazer para consertar o problema em poucos minutos. Essa antecipação, além de reduzir os gastos da empresa com imprevistos e garantir uma produtividade em alta escala, guia e EMPODERA os operadores da indústria.

DADOS EM TEMPO REAL

Decisões na indústria só podem ser tomadas embasadas em informações realísticas. O problema é que esses dados muitas vezes estão inalcançáveis ou até mesmo desatualizados no banco da organização. Com a implantação da plataforma de Realidade Aumentada, no entanto, é possível coletar dados e informações em tempo real sobre todos os processos e pessoas que compõem a cadeia de valor da empresa. E tudo de maneira digital!

Tendo acesso a essas informações, a empresa consegue tomar decisões muito mais assertivas e atender imediatamente às necessidades do mercado.

SEGURANÇA

Outro benefício oferecidos pela plataforma de Realidade Aumentada é a verificação de segurança. Equipado com um celular, tablet ou óculos de realidade aumentada, o colaborador, antes de operar um equipamento, passará por uma checagem: se está utilizando os equipamentos de segurança necessários, se sabe operar a máquina etc.

Novamente, se algo sair fora do esperado, a gerência será imediatamente avisada. Ou seja, com a verificação os processos tornam-se mais efetivos e seguros. O sistema da plataforma também pode ser utilizado para aplicar treinamentos nos funcionários de forma muito mais interativa e dinâmica, facilitando e impulsionando o aprendizado dos colaboradores.

ESPECIALISTA REMOTO

Mesmo remotamente, a gerência e os especialistas da empresa também podem participar de todo processo de produção, não só acompanhando os dados em tempo real, como direcionando operadores que estão no chão de fábrica.

Se um operador está com dificuldades em realizar um processo, por exemplo, pode solicitar auxílio ao seu responsável, que enviará o comando necessário à distância por meio da plataforma e, novamente, de forma interativa e dinâmica.

SITUAÇÃO NO BRASIL

Interessante, não é mesmo? No Brasil, entretanto, ainda são poucas as empresas que inseriram a Realidade Aumentada em sua linha de produção, especialmente por falta de conhecimento acerca do assunto e pouca opção de expansão no mercado.

Mas a plataforma da GoEpik pretende mudar essa situação democratizando o acesso da indústria brasileira à Realidade Aumentada de forma prática, flexível e segura. E isso só traz benefícios para o país: caso o Brasil absorva tais tecnologias, estima-se que o PIB (Produto Interno Bruto) será impactado em US$ 39 bilhões até 2030, de acordo com um levantamento realizado pela Accenture.

Nem toda transformação será necessariamente fácil, mas muitas vezes são necessárias, especialmente quando estamos falando de um mundo que tende a se tornar cada vez mais digital. Já se pegou pensando nisso? É hora de inovar.

Wellington Moscon - CEO GoEpik
Sobre o Autor

Wellington Moscon é CEO e cofundador da GoEpik, startup brasileira de Realidade Aumentada da Indústria 4.0.

Está sempre em busca de novas oportunidades de atuação e inovação.

  • Quer fazer parte da transformação digital da indústria 4.0?

    A próxima revolução industrial passa pela GoEpik. Preencha o formulário e peça uma demonstração

  • Mais informações?

    E-mail:
    goepik@goepik.com.br
    Telefones:
    (41) 99132-0037 ou (41) 3209-5524
    Endereços:
    São Paulo: Av. Paulista, 1374 - Bela Vista (WeWork Paulista) | Curitiba: Rua Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico (Centro de Inovação - SENAI C2i)