REALIDADE AUMENTADA X REALIDADE VIRTUAL

Tecnologias possuem objetivo em comum, mas aplicabilidades diferentes

Realidade Aumentada X Realidade Virtual. Os dois termos são citados constantemente enquanto estamos falando sobre Indústria 4.0. A semelhança, entretanto, fica apenas no nome: embora pertençam ao ramo da tecnologia imersiva, os conceitos apresentam aplicabilidades diferentes.

De maneira resumida, a diferença entre as duas tecnologias explica-se pelo fato de que a Realidade Aumentada integra elementos (objetos, informações e conteúdos) do mundo virtual ao mundo real, enquanto a Realidade Virtual faz com que o usuário imerja completamente em um ambiente virtual, por meio de um novo cenário criado.

Ou seja: por mais que tenham o objetivo em comum de transformar nossa percepção de realidade, as duas tecnologias fazem isso de maneira diferente: a Virtual nos traz a sensação de que estamos em outro lugar por meio de experiências sensoriais; a Aumentada sobrepõe elementos virtuais e gráficos em nosso ambiente natural, como se já fizessem parte dele.

COMO FUNCIONA NA PRÁTICA?

  • Realidade Virtual
  • A Realidade Virtual pode nos levar ao lugar que desejamos, desde que tenhamos o equipamento obrigatório, que nos afastará de todo e qualquer contato com o mundo real: um óculos de imersão e fones de ouvido. Utilizada em experiências sensoriais e, especialmente, de entretenimento, a tecnologia, por meio de um conteúdo imersivo, transforma nossas percepções de tamanho e espaço por meio da imagem e do som.

    Esses conteúdos imersivos consistem em simulações de ambientes ou atividades corriqueiras do mundo real, que são digitalizados e gerados por softwares, de maneira que se aproximem com a maior precisão possível da nossa realidade.

    Por exemplo, vamos supor que você deseja apresentar a planta da sua fábrica para um fornecedor. Ao invés de levá-lo até o local, toda apresentação pode ser feita com o profissional utilizando os óculos e o fone de ouvido: mesmo estático, ele vai sentir que está visitando cada área da produção, como se tivesse sido transportado em segundos para o local.

  • Realidade Aumentada
  • Já a Realidade Aumentada traz para perto os objetos ou informações que desejamos para o local em que estamos. A tecnologia consegue adicionar fragmentos de conteúdo digital (imagens, vídeos, textos) em nossa visão do mundo real.

    Muito mais interativa, a Realidade Aumentada não te leva para um outro ambiente, mas sim complementa o local em que você está com informações virtuais, desde que você esteja utilizando um smartphone, tablet ou óculos de imersão.

    A necessidade de ter os equipamentos está no fato de que é o dispositivo quem interpretará e apresentará, por meio de aplicativos e ferramentas, um objeto virtual em nossa visão real. Sem eles, não é possível interagir.

    Para entender melhor, vamos pegar, novamente, a visita de um fornecedor à sua fábrica como exemplo. Vamos supor que, durante a conversa, você gostaria de explicar como determinada máquina funciona. Com a plataforma de Realidade Aumentada, você aponta o seu dispositivo ao equipamento em uso e todo processo será apresentado de forma dinâmica e interativa na tela do celular, tablet ou até mesmo no óculos de imersão.

    QUAL É A MAIS INDICADA PARA A SUA EMPRESA?

    Se você trabalha com tecnologia, talvez se interesse por utilizar a Realidade Virtual em ações interativas com parceiros ou até mesmo lançando novos produtos para seus clientes. No entanto, suas funções na indústria ainda são limitadas, fazendo com que ela seja muito mais utilizada no mercado de jogos e entretenimento.

    Agora, quando falamos em Realidade Aumentada, também estamos falando de otimização da cadeia de valor de uma Indústria, com aumento na produtividade e efetividade do negócio, além da diminuição de gastos com imprevistos na linha de produção.

    A Realidade Aumentada oferece uma série de benefícios para a empresa que deseja implementá-la à sua atuação, que vão desde manutenção preventiva de equipamentos, passando por treinamento de operadores até a coleta de dados em tempo real para tomada de decisões mais assertivas.

    GOEPIK LEVA REALIDADE AUMENTADA PARA A INDÚSTRIA

    A GoEpik, uma das pioneiras a trabalhar com Realidade Aumentada no país, surgiu com a proposta de levar a tecnologia e a Indústria 4.0 para o chão de fábrica das empresas brasileiras de forma rápida, autônoma e flexível.

    Oferecemos, por meio da nossa plataforma exclusiva no mercado, a oportunidade das organizações utilizarem as tecnologias digitais em prol do seu desenvolvimento.

Wellington Moscon - CEO GoEpik
Sobre o Autor

Wellington Moscon é CEO e cofundador da GoEpik, startup brasileira de Realidade Aumentada da Indústria 4.0.

Está sempre em busca de novas oportunidades de atuação e inovação.

  • Quer fazer parte da transformação digital da indústria 4.0?

    A próxima revolução industrial passa pela GoEpik. Preencha o formulário e peça uma demonstração

  • Mais informações?

    E-mail:
    goepik@goepik.com.br
    Telefones:
    (41) 99132-0037 ou (41) 3209-5524
    Endereços:
    São Paulo: Av. Paulista, 1374 - Bela Vista (WeWork Paulista) | Curitiba: Rua Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico (Centro de Inovação - SENAI C2i)