Máquinas quebradas? Sabemos como solucionar esse problema comum à Indústria.

Quem trabalha na Indústria sabe: quando uma máquina quebra, todo processo de produção é impactado negativamente. Para a empresa, isso significa atraso nas demandas, diminuição da produtividade, gastos com reparo e, ainda, perda de lucro nos dias em que o equipamento não funciona.

Este problema é, infelizmente, comum nas fábricas e acaba dando bastante dor de cabeça para os produtores, que, mesmo se preparando para os imprevistos, não conseguem controlar a efetividade dos equipamentos e os fatores externos que prejudicam o seu funcionamento.

A boa notícia é que a preocupação com o funcionamento das máquinas está com os dias contados! Recentemente, apresentamos ao mercado nossa plataforma de Realidade Aumentada GoEpik que resolve todos os problemas relacionados ao desempenho dos equipamentos.

Realidade Aumentada é a integração do mundo virtual com o real. Ou seja, a tecnologia combina elementos virtuais com elementos reais e é totalmente interativa e dinâmica para os usuários. Como nós, da GoEpik, detenhamos de uma plataforma inovadora com essa tecnologia, conseguimos otimizar, integrar e digitalizar todos os processos da fábrica – inclusive os relacionados com o funcionamento das máquinas.

Nossa plataforma é personalizada de acordo com as necessidades de cada empresa. Por isso, vamos supor que um de nossos clientes está tendo problemas recorrentes com suas máquinas. Para ajudá-lo com esses acontecimentos, configuramos, primeiramente, a plataforma com todos os equipamentos que a empresa possui.

Tendo essas informações compiladas, conseguimos fazer com que o responsável por cada máquina receba dados em tempo real sobre seu funcionamento: quantos itens estão sendo produzidos, se a produção está saindo como o esperado e, especialmente, se há algo que esteja impedindo a máquina de funcionar como deveria.

Por exemplo, se a plataforma detecta um erro de produção na máquina, o operador e a gerência responsáveis são avisados no mesmo momento sobre o acontecimento. Tendo sido avisado, basta que o colaborador vá até a máquina utilizando seu celular, tablet ou óculos de realidade aumentada, que a plataforma irá mostrar didaticamente o que é preciso fazer para conter esse imprevisto: seja trocar uma peça, pausar a produção, verificar uma configuração etc.

Essa antecipação proposta pela plataforma, que acompanha todo funcionamento da fábrica em tempo real, permite que uma série de acontecimentos e riscos sejam evitados, inclusive a pane total do equipamento, causa que gera o maior gasto e impacto negativo para a produção da empresa.

Ou seja, o sistema que oferecemos na GoEpik garante que a empresa gaste menos dinheiro com trocas, tenha menos processos interrompidos e operadores muito mais preparados para exercerem suas funções de maneira correta e segura. Simples assim!