A INDÚSTRIA 4.0 NAS SUAS MÃOS COM RAPIDEZ, AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE... ESSA É A GOEPIK

Nosso sonho é grande: queremos que a indústria brasileira participe da evolução proposta pela Indústria 4.0.

Talvez, você deve ter se perguntado: o que é, afinal, o conceito Indústria 4.0, que está sendo tão comentado no mundo dos negócios, e como ele está relacionado com as realidades das empresas?

Bom, o termo refere-se à Quarta Revolução Industrial – ou na introdução de tecnologias digitais nos já conhecidos processos industriais. Com a chegada dessa nova Revolução, não só Industrial como também Digital, espera-se que as fábricas tornem-se cada vez mais inteligentes, eficientes, automatizadas e autossustentáveis.

Não só se espera, como isso já está acontecendo: um estudo realizado pela American Society for Quality, em 2014, revelou que empresas que haviam aplicado as novas tecnologias em seus processos haviam aumentado sua eficiência, sofrido menos defeitos de fabricação e conquistado a satisfação de ainda mais clientes.

No Brasil, a introdução das tecnologias da Indústria 4.0 ainda é lenta, quando comparada com países da Europa, China e Estados Unidos, por exemplo. Poucas fábricas utilizam, hoje, todos os conceitos em sua produção, assim como poucas empresas oferecem esses serviços para as indústrias.

Pois bem, poucas. E SOMOS UMA DELAS. E de quebra, ganhamos o título da startup mais atraente de 2017 pelo Ranking da 100 Open Startups!

Em janeiro deste ano, iniciamos a jornada da GoEpik com o propósito de levar a Realidade Aumentada, uma das principais tecnologias da era da Indústria 4.0, para o chão de fábrica das empresas brasileiras – de forma rápida e autônoma.

Realidade Aumentada consiste na integração de informações virtuais a visualizações do mundo real. Trazendo isso para a realidade da Indústria de forma prática, conseguimos, a partir de nossa plataforma exclusiva no mercado brasileiro, automatizar e digitalizar todos os procedimentos dos processos de produção.

Ao adquirir nossa plataforma, a empresa consegue coletar evidências de execução de processos e dados em tempo real dos procedimentos, facilitando a tomada de decisão mais assertiva e a correção de eventuais imprevistos, como uma pane no sistema de uma máquina, por exemplo.

VOCÊ DEVE ESTAR SE PERGUNTANDO COMO ESSA PLATAFORMA FUNCIONA, NÃO É MESMO?

É simples. O sistema da ferramenta coleta, com a empresa, todas as informações necessárias para o andamento da produção: máquinas, operadores, regras de segurança etc.

Feito isso, a organização define, também na plataforma, os fluxos diários que devem ser seguidos, quem são os responsáveis por essas atividades e os dados que deseja coletar para verificar a efetividade da produção. Pronto: a plataforma está pronta para guiar, diariamente, o chão de fábrica em seus processos e compartilhar os dados de produção em tempo real com a gerência da empresa.

Para ficar mais compreensível, vamos voltar ao exemplo da pane no sistema da máquina: se a ferramenta detecta que há algo errado com um equipamento, sinaliza o operador e gerência responsáveis – que devem estar equipados com um smartphone, tablet ou óculos de realidade aumentada –, informa o erro e, por meio desses aparelhos, direciona os colaboradores a como solucionar o imprevisto, evitando perdas maiores para a empresa.

Esse processo pode ser utilizado em outras ocasiões cotidianas ao dia a dia na fábrica, como para verificar se o operador está com o equipamento de segurança necessário para utilização do equipamento.

Interessante, não é? Ainda tem mais. Como compreendemos que, quando se trata em mudanças de processos, a empresa quer ter autonomia em participar dessa transformação, de modo que nada do que um dia foi planejado seja prejudicado, oferecemos total flexibilidade para a organização ajustar a plataforma de acordo com a sua realidade e necessidades, bem como os serviços que desejam adquirir da GoEpik.

Não há um padrão, tudo é ajustável e definido pela própria empresa. Os fluxos diários, o que cada funcionário precisa seguir, os procedimentos de segurança que devem ser cumpridos, os processos que vão ser seguidos em cada máquina para pleno funcionamento, quais dados serão coletados diariamente, enfim: o que a empresa desejar para aumentar sua produtividade e efetividade no mercado.

Nosso objetivo é unicamente ajudar as indústrias brasileiras a caminharem junto à evolução proposta pela Indústria 4.0. Queremos e oferecemos às empresas a autonomia de utilizarem as tecnologias digitais em prol do seu crescimento e do desenvolvimento de todos que compõem o seu processo. Vamos nessa? Solicite uma demonstração aqui. Queremos e oferecemos às empresas a autonomia de utilizarem as tecnologias digitais em prol do seu crescimento e do desenvolvimento de todos que compõem o seu processo. Vamos nessa? Solicite uma demonstração aqui.

Wellington Moscon - CEO GoEpik
Sobre o Autor

Wellington Moscon é CEO e cofundador da GoEpik, startup brasileira de Realidade Aumentada da Indústria 4.0.

Está sempre em busca de novas oportunidades de atuação e inovação.

  • Quer fazer parte da transformação digital da indústria 4.0?

    A próxima revolução industrial passa pela GoEpik. Preencha o formulário e peça uma demonstração

  • Mais informações?

    E-mail:
    goepik@goepik.com.br
    Telefones:
    (41) 99132-0037 ou (41) 3209-5524
    Endereços:
    São Paulo: Av. Paulista, 1374 - Bela Vista (WeWork Paulista) | Curitiba: Rua Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico (Centro de Inovação - SENAI C2i)